Páginas

2 de agosto de 2016

Steins;Gate

 As viagens no tempo sempre foram um das bases mais interessantes da ficção cientifica. Desde A Maquina do Tempo, de H.G. Wells, passando pela Trilogia De Volta para o Futuro, de Robert Zemeckis, se estendendo ate os romances, como Questão de Tempo (About Time) ou Te Amarei para Sempre (The Time Traveler's Wife), entre vários outros livros, filmes e series, as historias sobre as incríveis possibilidades e perigos, sempre foram um prato cheio para discussões teóricas sobre o tempo. 

 A serie Steins;Gate, produzida em 2011, pela 5pb e Nitroplus, seria mais uma simples historia de viagem no tempo, mas seus roteiristas decidiram dar uma inovada e colocar varias teorias para que pudessemos pensar a respeito em uma trama muito bem construida
 Nesta historia acompanhamos Rintaro Okabe, um jovem e brilhante estudante Universidade Tokyo Denki e fundador do Laboratório de Experimentos do Futuro, que prefere ser chamado de Hououin Kyoma, um cientista maluco, quando se apresenta, proporcionandoassim um certo alivio comico necessario a serie, e sua amiga de infância a cosplayer Mayuri Shiina, indo assistir uma palestra de um renomado pesquisador sobre física quântica e viagens no tempo, no famoso bairro de Akihabara, lugar onde todo Otaku de ve ir uma vez na vida. No meio da palestra nosso cientista maluco, interrompe o pesquisador falando que a pesquisa dele não passa de plagio das informações disponibilizadas na internet na virada do milênio por John Titor, e antes que a discussão entre os dois piorasse, ele é retirado da sala por uma misteriosa moça ruiva, que se identifica como Kurisu Mikase, uma famosa estudante de física teórica, e pergunta para ele o que estava tentado dizer antes quando se encontraram mais cedo. Sem entender o que está acontecendo, o rapaz que é um pouco paranoico sobre uma Organização misteriosa e muito sarcástico, acaba escapando da moça e vai procurar sua amiga. Porem minutos depois  apos um grito ele encontra a garota ruiva morta sobre uma poça de sangue em uma sala. Transtornado com aquela visão ele encontra com a sua amiga Mayuri e decide mandar uma mensagem para seu amigo Itaru Hashida, e quando envia a mensagem, vemos imagens de um contador com tubos de Nixie e todos por alguns segundos desparecem. Apos este estranho incidente ele volta com a amiga para sua laboratório e conversa com seu amigo sobre o incidente e percebe que não estão mencionando nada sobre a morte da Kurisu, somente sobre um satélite que caiu num prédio vazio em Akhabara e ao questionar Itaru, no caminho para universidade sobre a mensagem que ele enviou mais cedo sobre o incidente, o amigo responde que ele enviou uma mensagem parecida a uma semana atrás, começando então a investigar junto seu amigo e a Kurisu, que esta viva, o que esta acontecendo e se é possível mesmo enviar mensagens ao passado alterando assim a realidade
 A partir deste ponto são apresentadas teorias bem interessantes, como conspiração envolvendo o SERN e seu LHC, sendo aqui responsáveis, segundo informações do viajante do tempo John Titor, pelas primeiras viagens no tempo, porem maus sucedidas ao enviar pessoas. Mas onde eles falharam, Okabe e sua turma tem sucesso e passa a mandar mensagens para o passado, tentando ganhar um premio na loteria e resolvendo os problemas de seus amigos Moeka Kiryu, Ruka Urushibara e Akiha Rumiho.
 Com a alteração do passado, Okabe nota que é o único  que se lembra das coisas, fato que leva a teorizar que ele pode ter alguma singularidade, que faz sua mente se lembrar do passado ao saltar de uma dimensão temporal para outra e isso da a Kurisu a ideia de enviar memorias através do tempo. 
 Assim tudo parece correr muito bem, mas Okabe começa a notar um efeito borboleta, que começa a levar a historia para um destino trágico, sendo ate alertado e posteriormente ajudado por Suzuha Amane, uma viajante do tempo que tem uma ligação com John Titor. Mesmo com ajuda dos amigos, o cientista maluco tem que fazer escolhas difíceis para poder salvar a todos.
 As teorias abordadas na serie de 24 episódios, um especial e também no filme em animação, são inúmeras, passando pela teoria do caos, efeito borboleta, multiverso, deja vu e sonhos, só para citar algumas.
 A animação feita pelo estúdio WHITE FOX, consegue mesclar desenhos 2D e 3D em varias cenas de forma agravel se deixar cair a qualidade  da arte, que se completa pela voz dos dubladores, que conseguem transmitir muito bem os sentimentos dos personagens, tendo boas musicas de abertura e encerramento.
 Com o sucesso foram lançados mangas, jogos para vídeo game e computador, e recentemente foi anunciado um jogo para o IOSaumentado assim ainda mais o leque de possibilidades para a historia.
 Recomendo esta animação para todos que  gostam de uma boa historia, que faz pensar em inúmeras teorias sobre como o tempo é algo poderoso e precioso para  todos.



Os três principais personagens da serie 

Moeka, Mayuri, Kurisu, Ruka, Suzuha, Akiha, Itaru e Okabe

Trailer

Onde encontrar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários