Páginas

15 de agosto de 2016

O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka)

 Há mais de 60 anos, eram varridas do mapa as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, com o lançamento de duas bombas atómicas , fazendo parte de uma das varias ofensivas norte americana aos ataques a base naval de Pearl Harbor.
 Apesar deste evento ter apresentado, a destemida coragem dos pilotos japoneses contra os americanos, e o poder da nova arma de destruição em massa, nem uma guerra é justificada quando se coloca em perigo a vida dos dos inocentes que estão no meio dos conflitos, ainda mais se estes inocentes são crianças.

 O Túmulo dos Vagalumes, escrito por Akiyuki Nosaka, lançado em 1967, conta a historia dos irmãos Seita de 14 anos e Setsuko de 4, que perdem os pais na guerra entre o Japão e os Estado Unidos e passam a viver com uma tia distante e seus primos na cidade de Kobe. Porem a medida que guerra avança, as coisas vão se tornando cada vez mais difíceis para a família e as duas crianças, forçando com que determinadas atitudes sejam tomadas e as crianças sejam deixadas de lado, forçando os irmãos a fugirem e tentarem sobreviver sozinhos.
 A historia é semi-biográfica, já que o autor viveu na cidade de Kobe durante a guerra, e mostra como as guerras mudam as pessoas, ainda mais os adultos, e mostradas das perspectivas dos mais jovens, tais mudanças adquirem um peso muito maior. Isso também faz com que os jovens amadureçam mais rápido ao tomarem as responsabilidades de cuidarem das crianças mais novas e se esforçarem para que elas não sofram muito com a guerra.
 Em 1988, esta historia, foi adaptada para um longa de animação por Isao Takahata, em uma produção do estúdio Ghibli. levando ao publico de vários países esta tocante historia, se tornando uma das obras primas do estúdio. 
 Em comemoração ao 60 anos do fim da guerra, em 2005 foi produzido  na tv japonesa, um especial, com atores, em duas partes da historia, e em 2008 uma versão em longa metragem também com atores.
 Tanto a animação quanto as versões com atores a pessoas a um pouco mais velhas, por suas cenas fortes, que mexem com o emocional de qualquer pessoa e fazendo com que reflitam o quanto as guerra é algo ruim e que devemos sempre ser gratos por nossas vidas, sempre buscando a paz para todos.

Arte Original da animação de 1988

Seita e Stesuko brincando com vagalumes versão de 1988


A pequena Setsuko versão de 1988

Seita e Setsuko admirando os vagamules na versão de 2005

Vivendo sozinhos na floresta versão de 2005







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários