Páginas

31 de julho de 2016

Coisas Estranhas (Stranger Things)

 A década de 80 foi uma época memorável, pois o mundo vivia a tensão do fim guerra fria e de governos ditatoriais, mas também foi a consolidação da cultura pop, como uma boa nova de que tempo melhores estavam por vir.
 Agora em pleno seculo 21, muitos de nos olhamos para aquela época, sejam nas lembranças dos mais velhos, ou nos livros, filmes e series, para a gerações mais novas, com um olhar de reflexão para entendermos o quanto o mundo ganhou ou perdeu nestes 30 anos.


 A serie Stranger Things, criada pelos irmãos Duffer e produzida pela Netflixem 8 episódios, resgata o que de melhor tínhamos na do final dos anos 70 e da década  80, com inúmeras referencias que vale  prestar atenção em cada detalhe.
 A historia se passa em 1983, em um cidade do interior dos Estados Unidos, e somos apresentados aos meninos Mike Wheeler (Finn Wolfhard) , Will Byers (Noah Schnapp), Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) e Dustin Henderson (Gaten Matarazzo), que estão na pre adolescência, e se divertem jogando RPG por horas, e apos terminarem mais uma emocionante partida, os garotos vão, para as suas casas, porem Will decide pegar um atalho e apos alguns eventos acaba desaparecendo.
 A partir deste ponto, a serie começa, girar em torno do desaparecimento do garoto e dos estranhos eventos que vão ocorrendo na cidade ao longo da trama. 
 A trama em sua base é bastante simples, porem os detalhes fazem com que ela ganhe algo mais, fazendo coim que a serie seja um misto de Os Goonies e Garotos Perdidos, com toques do que tinha de melhor das historias de fantasia, ficção, horror e suspense da época, fazendo com que seja nostalgia para os mais velhos ou de novidade para os mais novos.
 Vale observar que um dos detalhes importante da época é a definição que as tramas se passarem em cidadezinhas do interior do país, bem longe dos grandes centros, para torna-las mais intimistas e ter um apelo popular, e ao centrar os protagonistas nos jovens, nas fases da pre adolescência e na da adolescência, mostrando que aquela geração tinham uma grande potencial para o futuro, e quase nos dias de hoje não vemos muitas produções assim aliadas a uma trama inteligente ou que se distancie da comedia.
 A produção retrata e referencia muito bem esta época em todos os detalhes, destacando verbal e visualmente os filmes, series e livros, e nos sentimos transportados para ela, como e tema de muitas das postagens e debates da internet.
 O elenco, que marca volta as telas de Winona Ryder, como Joyce Byers, se destaca pelos atores mirins e adolescentes, que faz com que em certos pontos esqueçamos dos atores mais velhos, com destaque para Milie Brown, como Onze, que apesar dos poucos diálogos, conquista todos que assistem a serie, recebendo elogios de inúmeras pessoas. incluindo famosas da cultura pop como Stephen King. Ah e por falar no autor, o ator Charlie Heaton, o Jonathan Byers da serie, lembra um pouco ele quando era mais jovem.
 Recomendo a serie como uma ótima aventura que vai fazer muitos dos mais velhos se recordarem das épocas boas da infância, onde se divertiam com as coisas simples da vida e para os mais novos verem onde a cultura pop que tem com o referencia hoje se consolidou, com as coisas estranhas que sairão das incríveis mentes criativas que viveram neste fantástico período.

Poster bem ao estilo dos anos 80 da serie


 Logo da serie 

Lucas, Dustin, Mike e Onze

Delegado Jim Hopper e seus ajudantes

Jonathan, Nancy e Steve

Tipica família americana da época 

Trailer

Onde encontrar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários