Páginas

22 de setembro de 2016

Girl In The Sunny Place (Hidamari no Kanojo)

 Uma certa vez eu estava de ferias e estava procurando algo para assistir, um filme ou produção do cinema nipônico, nada de  muito especifico, e acabei me deparando com um filme bem interessante, sobre amizade e amor com um final surpreendente, que irei comentar nesta postagem.
Poster do filme
 O nome do filme é Girl In The Sunny Place, dirigido Takahiro Miki, lançado em 2013, e baseado no romance Hidamari no Kanojo, de autoria de Osamu Koshigaya, que apesar de ter uma sinopse onde inicialmente acharíamos a historia bem clichê, com aquele tema já batido de romance onde o rapaz conhece uma moça e por ai vai, nos surpreende por alguns detalhes que tornam a historia bem agradável de ser assistida.
 Na historia conhecemos Kosuke Okuda, um jovem que trabalha como assistente em um a empresa de propagandas em Tóquio , sendo bem tímido, gente boa, chegando as vezes a ser ingenuo e inocente, ele divide um apartamento com o irmão mais novo e não faz muito sucesso com as mulheres. Sua vida começa a  mudar quando, em um a visita a um novo cliente encontra com a bela e encantadora Mao Watarai, uma assistente de produção e marketing de uma empresa de lingerie, e foi colega do rapaz no segundo grau. A partir dai vamos acompanhando o descobrindo como os  dois eram no passado e entendendo um pouco o quanto mudaram e seus relacionamentos.
 É importante notar uma certa inversão de papeis dos personagens, de como eram jovens e como se tornaram adultos. No caso do Kosuke, quando era jovem era um rapaz seguro de si, que não gostava muito dos outros alunos, por estes praticarem bullying com os alunos mais tímidos, inocentes e ingênuos, especialmente com a nova aluna, a Mao, que parecia não entender as brincadeiras e as maldades dos outros. Desta forma os dois se tornaram amigos e como consequência combinaram muitas coisas, como irem para a mesma faculdade, e com isso o rapaz se apaixonou pela primeira vez na vida por ela, que na época nem entendia isso quando foi beijada. Porem por questões da vida os dois se separam por 10 anos e ao se reencontrarem veem o quanto as lições da vida os mudaram, No caso do rapaz, nunca chegou a cumprir suas ideias e sonhos, se tornando assim mais tímido e retraído. Já a moça, como é revelado numa conversa, realizou tudo que tinham conversado na adolescência, na esperança de um dia poder encontrar com ele novamente, assim se tornou uma linda mulher, segura de si, encantadora, e apaixonante.
 Assim vamos acompanhando os dois, revivendo os laços que tinham no passado, com encontros que nos levam conhecer a cidade litorânea de Fujisawa e a ilha Enoshima, ao som de uma trilha mais que perfeita para o momento, que possivelmente ficara na cabeça como uma boa lembrança do filme, desenvolvendo assim um relacionamento agradável e e belo de ser acompanhado, por todos que assistem o filme.
 Mas neste ponto, começamos a perceber por alguns detalhes, que a Mao  não é uma pessoa comum, possuindo um passado misterioso, que vamos montando através de eventos do passado e do presente, e assim compreendemos o motivo dela ser tao encantadora e cativante a todos.
 Revendo o filme e pesquisando um pouco sobre os lugares e a cultura japonesa, notasse que em todo filme a referencias a padroeira da ilha de Enoshima, a divindade das artes e sabedoria Benten ou Benzaiten, similar a divindade hindu Saravasti, que é ligada ao elemento água, sendo seus santuários próximos a lagos, rios e mar. A relação com esta divindade, se da em varias cenas, onde vemos sua relação com a água e ao sagrado feminino na natureza e nas mulheres, na adaptabilidade e fluidez dos personagens a algumas situações, na referencia aos estudos e as artes, em uma pequena joia que a protagonista usa em seu pescoço, referenciando uma joia mistica que a deusa carrega e realiza desejos, a energia boa e luminosa que vemos emanar da protagonista que ilumina a vida de todos, principalmente a do rapaz, referenciando o fato deusa ser um dos deuses da sorte e da fortuna, e por fim na misteriosa senhora que mora na ilha e vive cercada por gatos, cujo significado na língua chinesa é mao, demonstrando ter muita sabedoria e conhecimento sobre os fatos deste e seus mistérios.
 A produção é muito bem feita, contando com algumas locações na capital japonesa, e varias no litoral próximas e na ilha de Enoshima, fazendo com que tenhamos vontade de ir lá visitar ou mesmo ir numa das praias de nosso litoral. Os efeitos especiais ficam por conta de poucas cenas, mas estas aparecem mas para o final da historia e tem um sentido psicológico belíssimo para ilustrar o esquecimento.
 A trilha sonora se destaca pela perfeita e incrível utilização da música Wouldn't It Be Nice, dos Beach Boys, sendo a trilha dos momentos felizes do casal e sendo referenciada, principalmente por eles no filme. Da vontade de sair cantarolando ela por ai depois de assistir.
 Sobre a atuação se destacam os atores Takumi KitamuraWakana Aoi, que interpretam os papeis dos protagonistas no ensino médio, e os atores Jun MatsumotoJuri Ueno, representando o casal na fase adulta. A atriz Juri Ueno é talentosa, encantadora e cativante, faz com que gostemos de sua personagem a primeira vista, por possuir uma beleza, simplicidade e charme natural, o que destaca ainda mais os encantos e mistérios da personagem. Apos assistir o filme me senti tentado a conhecer mais dos incríveis trabalho desta atriz e futuramente irei falar de outros deles aqui neste blog.
 Recomendo a todos assistirem este belo filme sobre amizade e o amor, mostrando como as relações fluem e se adaptam com o tempo, das escolhas que fazemos em nossos caminhos ao longo da  vida e seus mistérios, onde podemos em uma fase ser o sol que que ilumina o caminho de alguém  e em outra fase encontrar o mesmo sol para iluminar nossos caminhos em outra pessoa.

O reencontro de Kosuke Okuda

com Mao Watarai

Faz reviver antigas lembranças

O primeiro beijo

Que o tempo não esquece

Unidos no trabalho

E se divertindo juntos ate tarde

Trailer do filme

Onde encontrar?


Um comentário:

  1. Muito bom o filme. Só no final que fiquei em dúvida, não entendi se ele lembrou dela ou não quando reencontrou ela. Mas vale a pena assistir. Parabéns ao Porão H pela descrição do filme. Muito bem explicado. Show.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários