Páginas

16 de setembro de 2016

Marvel Comics - A História Secreta (Marvel Comics: The Untold Story)

 O mundo dos super heróis, foi mudado no último seculo no ocidente, por duas grandes editoras, que lançaram as bases para este mercado editorial no ocidente,e movimentando milhões de dólares com suas licenças para outras empresas. Os bastidores das historias destas empresas, são bastante interessantes, pois mostram muitas vezes as  bases de seus personagens, que conhecemos desde pequenos, bem como entender o caminho do sucesso construído pela mesma ao longo do tempo.

Imagem promocional da edição brasileira

 O livro Marvel Comics - A História Secreta, do jornalista Sean Howe, nos traz a curiosa e fascinante historia, sobre os bastidores da casa das ideias, desdo seus primórdios ate a época em que foi adquirida pela Disney.
 O autor, recolheu mais de 150 entrevistas com pessoas relacionadas ou que se relacionaram com a editora, contando com depoimentos de grandes nomes dos quadrinhos como Jack Kirby, Stan Lee, Steve DitkoJohn Romita, Sr., John Romita, Jr., Frank MillerTodd McFarlane, Jim Lee, e vários outros.
  A primeira parte da historia cobre as décadas de 30, 40 e 50, quando vamos conhecendo um pouco do empreendedorismo de Martin Goodman, como ele começou a definir as regras que seriam a base da editora, seus sucessos e fracassos, e conhecemos um do processo de criação dos desenhistas e roteiristas de alguns personagens famosos da era de ouro do quadrinhos, como Capitão America, o primeiro Tocha Humana, Namor, entre vários outros.
 Porem a Marvel se definiu no mercado editorial, na década de 60, quando o então editor Stan Lee, foi encarregado de criar algo novo, ou então deveriam fechar a empresa. Lee junto com outros artistas então decidiram usar uma abordagem diferente nas historias em quadrinhos, então colocaram seus personagens mais próximos das pessoas comuns, claro eles teriam seus super poderes para salvar o mundo, mas teriam que enfrentar, os problemas do dia a dia, e assim criaram o Quarteto Fantástico, o Homem Aranha, o Hulk, entre vários outros personagens, que abriram um leque de opções para vários questionamentos e criticas a sociedade.
 Estas ideias se tornaram a base de tudo o que a Marvel é hoje, por trazer heróis e heroínas, mais próximos da realidade, fazendo com que cada vez mais fãs se identifiquem com eles, sendo muitas vezes os super poderes usados como um escape ou alivio, para as tensões do dia a dia.
 Mas apesar de ter lançado no mercado vários artistas, dando eles liberdade de criação, muitos esquecem de enxergar a Marvel como uma empresa, e como tal esta liberdade tem um preço, cujo todo material criado e seus originais, pertencem a empresa. O que gerou durante décadas muitas brigas dentro e fora dos tribunais entre os artistas e a empresa. Alguns deles tiveram muito sucesso dentro e fora dela, porem outros caíram no esquecimento, tendo seus personagens ate morrido em determinadas aventuras, como uma resposta de quem era a dona do negocio.
 Assim muitas historias foram reescritas, desconsiderando a criatividade dos artistas, outros tiveram personagens retirados de suas mãos, por estarem usando suas historias para expor suas ideias e filosofias, alem de um personagem famoso ter seus títulos isolados das outras publicações da empresa por anos.
 Todas estas historias e varias outras são tratadas no livro, que mostra também a perseguição que as historias sofreram pela censura ao longo dos anos, nas mãos de quais empresas a Marvel passou, depois de Martin Goodman, suas parcerias com a DC Comics, os investimentos que ela fez ao adquirir outras empresas, e seus fracassos e sucessos na televisão e cinema, ate a aquisição da empresa pela Disney.
 Recomendo este livro para todos que querem, conhecer mais afundo a casa das ideias, suas inúmeras historias e personagens reais, que influenciaram na criação de seus incríveis personagens, que fazem parte da cultura pop de todo mundo.

Foto da edição brasileira

Foto edição Inglesa

Onde encontrar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários