Páginas

17 de agosto de 2016

Mogli: O Menino Lobo (The Jungle Book)

 A natureza sempre teve um grande fascínio em nossas vidas deste pequenos, fazendo parte do nosso imaginário de grandes aventuras, onde podemos refletir sobre nossas vidas e nosso lugar no mundo.

O filme Mogli: O Menino Lobo, baseado na clássica historia de aventura na natureza do autor Rudyard Kipling,  em sua versão de 2016, dirigido por Jon Favreau, nos leva a uma viagem as florestas da India, na época da colonização europeia.
 Nesta floresta vive Mogli, um menino entre seus 7 e 10 anos, que tenta viver de acordo com as regras da selva, mas por ser diferente sempre levanta a questão de qual é o lugar dele naquele mundo.  Para orienta-lo e protege-lo temos a pantera Bagheera, que encontra o menino pequeno na floresta, e decide que ele deve ser criado pelos lobos, acreditando que o inocente menino não deve ser criado junto aos homens, por eles não respeitarem as leis da selva, e se acharem senhores de tudo. O menino ser criado pelos lobos, faz lembrar a longa e frutífera parceria entre homens e lobos ao longo das historia dos primórdios da humanidade em varias historias e  lendas, e Raksha é uma personificação da mãe natureza que não deixa o pequeno menino desamparado, dando tanta atenção quanto para seus próprios filhotes.
 O menino porem tem que passar por um teste, onde a face cruel e mortal da natureza, tanto interior como exterior, representada principalmente pelo tigre Shere Khan, onde devera provar se esta preparado para  enfrentar todos os perigos mundo, onde o destino dele e de todos a sua volta podem estar em suas mãos.
 Nesta jornada em que Mogli deve conhecer, mais sobre si mesmo e o mundo que o rodeia, encontra em seus caminho muitos personagens interessantes, como os elefantes, tidos pelos outros animais como os construtores do mundo onde habitam, remodelando a paisagem de acordo com a necessidade, lembrando os atributos a divindade hindu Ganesha, ligado a sabedoria e a proteção entre outras qualidades, a serpente Kaa, que revela o passado para poder imobilizar suas vitimas, o urso Baloo que mesmo sendo um malandro boa vida, confia que o menino deve ser quem é e usar sua inteligencia e criatividade para sobreviver no mundo, e o gigantopithecus com ar de chefão da mafia, o Rei Louie, senhor a cidade dos macacos, que almeja o poder da flor vermelha do homem, instigando o menino a tomar um caminho que pode distancia-lo ainda mais  do mundo que conhece.
 A flor vermelha, o fogo, é o que torna o homem diferente dos outros seres, sendo uma criação bela e mortal ao mesmo tempo, da criatividade humana, algo que a pantera e a família de Mogli temem que o menino faça tornando assim alguém que se acha superior e não respeita natureza.
 O final desta emocionante aventura tem muitas surpresas que levam a todos a pararem para pensar sobre a vida, onde cada vez temos menos contato com a natureza e com as coisas realmente necessárias, que a medida que ficamos mais velhos, vamos perdendo ao logo das varias fases que passamos.
 A produção é maravilhosa em todos os pontos, conseguindo recriar de forma incrível todos os incríveis ambientes e seres de uma floresta rica em diversidade biológica onde a beleza e o perigo podem ser sentidos a todo momento.
 Todos os atores que emprestaram as vozes aos personagens sejam na versão original ou dublada em português brasileiro, entregam boas interpretações, nos emocionando em vários momentos e sim temos a famosa canção Somente o Necessário, para a nostalgia dos mais velhos e a alegria dos mais novos. Mas a grande surpresa e destaque é o ator mirim Neel Sethi, que nos entrega um Mogli espontâneo, curioso e muito criativo, com uma vivacidade tão grande que as vezes esquecemos que ele esta interagindo com seres digitais.
 Recomendo este filme com uma bela viagem a floresta e a nossa infância, para que todos possamos meditar sobre nosso lugar no mundo e que possamos ter cada vez contato e respeitar a natureza, da qual não somos os senhores, mas fazemos parte como aqueles que podem salva-la.

Poster do filme

Poster com todos principais personagens da aventura

Mogli e Bagheera

Mogli, sua mãe Raksha e seus irmãos

Bagheera e Mogli em uma bela paisagem

O encontro com os elefantes

Mogli encontra com serpente Kaa

Mogli e o urso Baloo

Mogli e Baloo se divertindo no rio

O poderoso Rei Louie

Unidos para enfrentar o perigo

Ben Kingsley interpretou Bagheera

Lupita Nyong'o interpretou Raksha

Giancarlo Esposito interpretou Akela

Idris Elba interpretou Shere Khan

Scarlett Johansson interpretou Kaa

Christopher Walken interpretou o Rei Louie

Bill Murray interpretou Baloo

Atores da versão em português do Brasil

Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários