Páginas

5 de agosto de 2016

Bruce Lee: A Lenda (The Legend of Bruce Lee)

 O fascínio, do ocidente pelas artes marciais do oriente, que se perde ao longo das  eras, ganhou uma força maior apos o fim da guerra contra o Japão, fazendo com que as artes japonesas e coreanas ganhassem mais admiradores em todo mundo.
 Na China e outros países do sudeste asiático, as artes marciais não eram acessíveis aos outros povos, por representar uma crença de que eram um segredo a ser guardado, fazendo com que com o tempo fosse vistos com desconfiança cada vez maior pelos estrangeiros.

 Esta desconfiança chegou ao fim quando entre a década de 60 e 70, um jovem chines chamado Li Xiao Long, demostrou varias vezes ao grande publico o Kung Fu, derrotando com maestria seus oponentes e assim se tornando uma lenda chamada Bruce Lee.
 A serie Bruce Lee: A lenda, produzida por Shannon Lee, em 2008, com seus 50 episódios, visa trazer historia de um das maiores celebridades do seculo 20, que ao longo dos anos, assim como os heróis dos tempos antigos, começa a ganhar contorno de lenda.
 Na historia acompanhamos Bruce, no fim de sua adolescência, quando era aluno de um colégio particular em Hong Kong, onde era tratado com desprezo pelos alunos ocidentais, e como já demonstrava ser bastante impulsivo, decide provar que ele e nem o povo chines devem ser tratados com se fosse inferiores, e assim decide participar e vencer os concursos escolares.
 Por demonstrar  ser bastante talentoso e ter determinação, um tio aconselhou ao seu pai, que o matriculasse na escola de kung fu do estilo Wing Chun do mestre Ye, para aprender a se defender e a controlar seu temperamento. Desta forma Bruce, começa um treinamento em artes marciais, que acabou por influenciar o resto de sua vida.
 Apos alguns eventos, que envolveram Lee no aprendizado de boxe ocidental, para disputar um torneio, e problemas com a mafia local, o rapaz foi enviado para os Estados Unidos, onde, trabalhou limpando ruas e em um restaurante chines, e decide tornar a cultura chinesa conhecida em todo mundo, começando por desafiar todos os mestres de artes marciais que encontra pelo caminho.
 Apesar desta dita arrogância, vemos  que Bruce demonstra um enorme respeito por estes rivais, solicitando que os mesmos o ensinem suas técnicas e repassando as suas, como uma forma de refinar ainda mais as artes marciais, ao qual orgulhosamente falava que surgiram na China.
 Este conhecimento das artes marciais, aliado a uma excepcional forma física, que incluía correr 10 quilômetros todos os dias e exercícios de musculação, tornaram Lee tão forte e resistente quanto um artista marcial pode ficar, e isso em um dado momento apos uma luta com um antigo rival que quase deixo ele paraplégico. Mas enquanto se recuperava, ele e sua esposa Linda Lee, organizaram as inúmeras anotações e experiencias nas artes marciais e filosofia, criando assim as bases do livro O Tao do Jeet Kune Doo, que foi lançado apos sua morte.
 Depois de uma incrível recuperação, ele voltou a sua rotina de treinos, e começou a chamar a atenção de Hollywood, ao qual mostrou vários projetos e ideias aos produtores sobre produções que mostrariam seu kung fu e sobre a cultura oriental, mas os produtores não queriam arriscar colocar ele como protagonista, com medo de não agradar o publico, e assim Lee voltou para Hong Kong, onde tinha uma proposta da Golden Harvest, para fazer seus filmes, que foram grande sucessos de bilheteria.
 Sobre sua morte vale lembrar que ocorreu, quando sua carreira cinematográfica estava no auge, aos 32 anos, e surgiram varias especulações ao longo dos anos, mas a causa real foi por um edema cerebral causado por uma reação adversa a remédio para dor e cabeça.
 A produção da serie é boa, contando com locações em Hong Kong, São Francisco, Seattle, Long Beach, Oakland e Roma.
 O elenco conta com muitas diversidades etnicas entre orientais e ocidentais,  em destaque para o ator Danny Chan Kwok-kwan, que fez Bruce Lee, por sua semelhança física com o original, e para a atriz Michelle Lang, que fez sua aparição quase na metade da serie como Linda Lee. A serie também contou com participação de alguns astros das artes marciais como Mark Dacascos e Ray Park em papeis de alguns dos maiores rivais e posteriores amigos de Bruce Lee na época.
Recomendo esta serie para podermos conhecer mais dos ensinamentos que Bruce Lee deixou sobre as artes marciais e filosofia, com momentos bastante empolgantes e inspiradores, de uma historia que já esta se tornando uma verdadeira lenda cada vez que é contada.

Poster

Abertura da serie

Clipe com cenas da serie

Onde encontrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários